domingo, 12 de junho de 2011

CRESCIMENTO E ACOMPANHAMENTO



INTRODUÇÃO


Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado. O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós (I Pedro 1:18, 19,20)

Não há decisão mais importante em sua vida, do que convidar o Senhor Jesus Cristo a entrar no seu coração, como único Senhor e Salvador, “pois em nenhum outro há salvação, porque abaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12). Jesus declarou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).
Você agora tem o seu nome escrito no livro da vida e isto significa que você ganhou direito de ser chamado filho de Deus. Todos, a priori, se intitulam como sendo filhos de Deus, não compreendendo que são criaturas. Em João logo no capítulo primeiro está escrito: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome”.
Ao receber Jesus em seu coração você passou a fazer parte da família de Deus; da mesma forma que você vive em uma casa com os seus familiares, pai, mãe e irmãos, agora você passará a congregar em uma casa, que é a Igreja, com seus “novos irmãos”. Pensando em você foi que Deus estabeleceu na igreja o ministério: crescimento e acompanhamento. E o que seria este ministério? Consiste em uma pessoa da igreja acompanhar você nesta nova etapa de sua vida. Afinal você é um bebê em Cristo Jesus e necessitará de cuidados.

DEUS SE PREOCUPA COM VOCÊ

Através de um sonho dado a uma pessoa da igreja, o Senhor nos fez compreender a necessidade deste ministério. Uma mulher estava no hospital para ganhar nenê. Aparentemente estava sozinha em seu quarto já em trabalho de parto. O médico não estava presente todo o tempo e nem havia um programa pré-estabelecido pelo médico quanto ao parto. A pessoa se sentia desamparada e pedia para que o médico ficasse a seu lado. Ele dizia que não podia porque o hospital estava cheio. Várias vezes depois deste pedido ele voltou ao quarto e Sonho terminou sem que a criança nascesse.
        Entendemos que se tratava do ministério de crescimento e acompanhamento. Veja bem: O hospital é a igreja e o médico é o pastor da igreja. Logo que uma pessoa chega a igreja, nem sempre o pastor tem tempo suficiente para ficar ao lado dela tirando dúvidas e auxiliando. Por isso o médico vinha até a mulher e logo voltava para dar atenção aos demais pacientes. A pessoa prestes a ter um bebê é a pessoa que está vindo a igreja mas ainda não está totalmente segura daquilo que deseja, está para ganhar o bebê (ganhar a sua salvação aceitando a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador). Ainda tem muitas dúvidas, sentimentos diversos que não permitem que queira seguir adiante! Assim como a mulher está sentindo o momento do nascimento de seu filho e entra em pânico, desespero por não ter ninguém a seu lado, sente falta da segurança do médico em cuida-la! De igual modo o recém chegado a igreja tem muitas necessidades, quer conversar, desabafar, entender o por que de tantas coisas, deseja o alívio de seus sofrimentos! Isso também diz respeito ao poder de satanás em intimidar a pessoa levando-a a pensar que é um passo que ela não pode dar em detrimento de sua liberdade; afinal, Deus é misericordioso e salvará a todos! --- diz satanás! Tudo isto se expressa no sonho com a cena da mulher desejando o médico a seu lado para cuidar e lhe dar segurança para o nascimento do bebê, o seu próprio nascimento espiritual para Deus. Se você estivesse na situação desta mulher que não recebeu atenção, você voltaria àquele hospital? Não recebendo atenção e ensino você continuará vindo a igreja?

O ENCONTRO DE AJUDA

Pensando nisto foi que alguém lhe procurou para lhe dar a devida atenção e ensino. Bom seria que este encontro pudesse se dar toda semana e por um período de tempo combinado. Agora, havendo necessidade e disponibilidade da pessoa, o encontro poderá ser realizado em liberdade de vezes. Peço as duas pessoas envolvidas que prestem atenção para não se tornar um incômodo a vida do outro pelo desgaste de vários encontros.

Parábola do Semeador:

Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa, foi para a beira do lago da Galiléia, sentou-se ali e começou a ensinar.
2 A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou num barco e sentou-se; e o povo ficou em pé na praia.
3 Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse: —Escutem! Certo homem saiu para semear.
4 Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo.
5 Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda.
6 Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes.
7 Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.
8 Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um.
9 E Jesus terminou, dizendo: —Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
10 Então os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram: —Por que é que o senhor usa parábolas para falar com essas pessoas?
11 Jesus respondeu: —A vocês Deus mostra os segredos do Reino do Céu, mas, a elas, não.
12 Pois quem tem receberá mais, para que tenha mais ainda. Mas quem não tem, até o pouco que tem lhe será tirado.
13 É por isso que eu uso parábolas para falar com essas pessoas. Porque elas olham e não enxergam; escutam e não ouvem, nem entendem.
14 E assim acontece com essas pessoas o que disse o profeta Isaías: “Vocês ouvirão, mas não entenderão; olharão, mas não enxergarão nada.
15 Pois a mente deste povo está fechada: Eles taparam os ouvidos e fecharam os olhos. Se eles não tivessem feito isso, os seus olhos poderiam ver, e os seus ouvidos poderiam ouvir; a sua mente poderia entender, e eles voltariam para mim, e eu os curaria! —disse Deus.”
16 Jesus continuou, dizendo: —Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos vêem, e os seus ouvidos ouvem.
17 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.
18 —Então escutem e aprendam o que a parábola do semeador quer dizer.
19 As pessoas que ouvem a mensagem do Reino, mas não a entendem, são como as sementes que foram semeadas na beira do caminho. O Maligno vem e tira o que foi semeado no coração delas.
20 As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria,
21 mas duram pouco porque não têm raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé.
22 Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos.
23 E as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado. (Mateus 13:1-23)


É importante salientar ao novo convertido que as pessoas tem dificuldades em continuar a caminhada junto de Jesus. Como ficou bem claro na explicação da parábola a partir do versículo 19.
Jesus explica que a semente é a palavra de Deus, o evangelho, já a terra é o nosso coração. Quando uma pessoa ouve a mensagem do evangelho sobre Jesus mas não entende ela se torna igual a semente que foi semeada na beira do caminho. O Maligno vem e tira o que foi semeado no coração dela! Este é um tipo de pessoa.
Um outro tipo de pessoa é aquela que recebe a palavra de Deus com grande alegria mas está em meio a pedras e, sem raiz, não consegue firmar. Vindo, no entanto, os problemas, dificuldades, porque aceitou a Jesus, ela logo abandona a fé, não luta, não persevera, principalmente se não tiver ajuda de um acompanhamento.
              O terceiro tipo de pessoa é aquela que foi semeada entre espinhos, ou seja, se mantêm presa as dificuldades deste mundo e seus problemas, bem como, suas riquezas. Tudo isto a sufoca e não consegue produzir fruto algum.
            A semente que caiu em terra boa é aquela pessoa que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Em uma outra versão Bíblica diz:

“ Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta outrinta vezes mais que a quantidade semeada. “     

A colheita é farta, mas os trabalhadores são poucos. Orem para que o Senhor da colheita envie trabalhadores para a colheita” .     Mateus 9.37   

DEBAIXO DE GOVERNO ESPIRITUAL

Quando uma pessoa chega a Igreja e aceita o Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador, se faz necessário acompanhá-la na aprendizagem espiritual segundo a bíblia. Por que? Porque tudo quanto ela estava acostumada fazer, pensar, agir, estava de acordo com seu próprio jeito de ver as coisas, segundo sua educação, cultura, inteligência... No entanto, a bíblia informa através do apóstolo Paulo, em Efésios, capítulo 2, o seguinte:

  1. Vocês estavam mortos por causa de seus pecados e atos de desobediência.
  2. Andavam de acordo com o curso deste mundo e obedeciam ao líder dos poderes do ar, que ainda atua entre os desobedientes.
  3. Na verdade, todos nós vivíamos desse jeito – seguindo as paixões da velha natureza e obedecendo aos desejos da antiga natureza e dos pensamentos. Em nossa condição natural, estávamos destinados à ira de Deus, como todas as outras pessoas.
  4. Contudo, Deus é tão rico em misericórdia e nos ama com um amor tão intenso
  5. que, mesmo quando estávamos mortos por causa de nossos atos de desobediência, ele nos trouxe à vida com o Messias Yeshua (Jesus). E é por meio da graça que vocês foram libertados.
  6. Isto é, Deus nos ressuscitou com o Messias Yeshua enos fez sentar com ele no céu,
  7. com o intuito de demonstrar nas eras futuras quão infinitamente rica é a sua graça, quão grande é sua bondade para conosco – que estamos unidos ao Messias Yeshua.
  8. Porque vocês foram libertados pela graça, por meio da confiança, e mesmo esta não é sua realização, mas um presente de Deus.
  9. Vocês não foram libertados por suas ações; portanto, não tem de que se gloriar. 10. Porque somos feitos por Deus, criados em união com o Messias Yeshua para a vida de boas ações já preparadas por Deus para serem realizadas por nós.

Isto vem explicar o que citamos acima, você antes de receber e conhecer a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador estava debaixo de um governo espiritual que nem você sabia. Você acreditava que determinados pensamentos eram somente seus, mas não eram!




O JULGAMENTO DE DEUS



O SANGUE DE JESUS: PRIMEIRO DIA DA CRIAÇÃO

 “No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: haja luz e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou a luz Dia: e as trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã o dia primeiro”

O dia primeiro marca a atitude de Deus em estabelecer uma ordem, um começo, um julgamento! 

Veja o que diz Ezequiel 28

Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o SENHOR Deus: Visto que se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no coração dos mares, e não passas de homem e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus—
3 sim, és mais sábio que Daniel, não há segredo algum que se possa esconder de ti;
4 pela tua sabedoria e pelo teu entendimento, alcançaste o teu poder e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros;
5 pela extensão da tua sabedoria no teu comércio, aumentaste as tuas riquezas; e, por causa delas, se eleva o teu coração—,
6 assim diz o SENHOR Deus: Visto que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus,
3 Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados.
14 Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas.
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti.
16 Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras.
17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.
18 Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam.
19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás.


O querubim ungido havia corrompido o lar celestial e a harmonia precisava voltar. Mas, para terminar o texto:

12 ¶ Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.  Apocalipse 12.12

Deus exerceu o julgamento contra o anjo que se tornara diabo, satanás. Com este juízo, Deus sabia que em breve estaria na pessoa do filho Jesus, habitando entre nós.
14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.  João 1:14

Deus em sua sabedoria e conhecimento já contemplava o homem, sua criação, mesmo antes de havê-lo criado, mas em sua “mente” tudo já existia e era conhecido.
É por esta razão que falamos em tomar atitude. Deus não perdeu tempo. Tomou atitude! A atitude de Deus se chama JESUS! Jesus é a luz de Deus!
Para alcançar vitória na vida cristã contra satanás e seus demônios se faz necessário entender e ter no coração o significado do sacrifício de cruz que o nosso Senhor e Salvador realizou. Porque foi através desta obra como homem que lhe foi dado um nome que está acima de todo nome

9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, (Filipenses 2.9),

pois, o sangue de Jesus é para Deus a separação entre luz e trevas; Dia e Noite, Julgamento e condenação contra Satanás e seu reino.
Quando Deus fez o homem a intenção de Deus era compartilhar com este homem sua vida e criação! Não sabemos dizer em que tempo propriamente ocorreu a queda de Satanás. Mas, sabemos que apocalipse 12.9 nos diz:

9 E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

Assim, fica mais fácil compreender porque Eva foi tentada pela serpente. A serpente é o Diabo! O Diabo disfarçado de serpente veio conversar com Eva e fez com que ela entrasse em confusão mental quanto à orientação de Deus para eles, Eva e Adão. Deus tinha feito o jardim no Éden com tudo de bom para o homem. Foi ali que a serpente se apresentou ao homem. Todo poder sobre a terra Deus havia dado ao homem, mas como o homem pecou contra Deus, porque foi enganado pelo Diabo, a antiga serpente, o poder sobre a terra passou aos cuidados do Diabo. Você se lembra de Jesus sendo tentado por Satanás? 

6 Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.
7 Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua. Lucas 4.6-7

Todavia, se verdadeiramente você ficar com Jesus, é fato que já deixou o império das trevas, não mais está debaixo do governo de potestades do ar, espíritos de engano. Agora, em Cristo Jesus, você tem direito de mandar estes demônios embora, para longe de você e sua casa.
Há um louvor que diz:


“Estamos aqui pra te adorar, em tua presença pra te exaltar. Nossos olhos contemplam tua face de amor, tudo que temos, tudo que somos é teu Senhor!
Nossas vida estão guardadas em tuas mãos estão escondidas no teu coração, pois somos raça eleita, sacerdócio real, povo santo de Deus a fim de proclamar teu reino ó Senhor


Em um determinado culto o Senhor nos falava e comentou o quanto gosta quando cantamos este louvor, porque nós estamos guardados em seu coração e seu coração é Jesus. Portanto, nós, eu e você, estamos dentro de Jesus, que é o coração do Pai.

Colossenses 1:13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,

Nenhum comentário:

Postar um comentário