Nossa História

Deus tinha um plano


Era o ano de 1991, eu estava no 3º ano da Faculdade de Psicologia. Naquele mês, Setembro, algo chamou-me muito a atenção: uma palavra audível de Deus! Ele dissera: "Você não será psicólogo!" - Confesso que esta palavra me surpreendeu muito. Como não seria psicólogo estando já no 3º ano? Por que então não havia me dito isto antes de entrar para a faculdade? Tudo isto eu perguntava a mim mesmo e dizia isto a Ele, Deus. O Senhor, no entanto, não voltou a falar deste assunto e, aparentemente, fiquei sem respostas.O tempo passou e eu me formei. Eu achava que não seria psicólogo literalmente. Acreditava que trabalharia em outra coisa. Mas, não! Deus tinha um plano! 

     No passado eu havia prestado concurso para o TRT - 15ª região como Técnico Judiciário. Na semana do resultado tive um sonho: eu entrava na sede do TRT e avistava uma placa dizendo que havia nota de corta para a cidade de Campinas. Procurava na listagem pelo meu nome e onde estava meu nome havia sido colocado uma tarja preta, como se fosse uma fita isolante, e o nome que ficou no meu lugar era Ronnie Adams. Ao acordar "fiquei desconfiado" do resultado do concurso. Três dias depois fui ao TRT para averiguação.  Entrando na sede do TRT avistei uma cartolina escrita em cor vermelha: Campinas teve nota de corte.  Isto me lembrou algo! Fui procurar na listagem minha classificação. Fiquei surpreso mais uma vez. Entre meu nome e o último classificado havia uma tarja preta. E o mais incrível aconteceu, pois o nome acima do meu era, exatamente, o mesmo do sonho: Ronnie Adams.  Saí dali com lágrimas nos olhos. Eu tinha passado no concurso mas fui tirado dele por ordem de Deus. Deus tinha um plano!
     
     Agora o ano era 1992, mês de Setembro, estava a pouco tempo de minha formação no curso de psicologia. Apareceu em minha casa um rapaz que eu havia conhecido na igreja. Ele ficou sabendo que eu era estudante de psicologia e pediu para que eu o atendesse. Eu expliquei com toda educação que isto não seria possível pelo fato de ser ainda estudante. Ele afirmou que isto não seria problema. Mas eu disse que era problema sim. Ele continuou, desesperadamente, argumentando. Dizia que precisava de alguém com conhecimento em psicologia mas que não a entendesse como os psicólogos viam, entendiam. Gostaria que a psicologia oferecida fosse com o conhecimento de Deus. Dizia ele: "você tem o conhecimento de Deus e estudou psicologia. Você é a pessoa certa para me ajudar." Daí para frente ele contou-me que havia tentado tratamento psicológico algumas vezes e que o psicólogo não conseguia entender seu conflito porque ele não entendia nada sobre Deus. E, caso continuasse a falar de Deus, seria taxado de "louco". A verdade é que ele insistiu muito e, depois de eu negar com todas as letras, não tendo mais saída e tomado pelo sentimento de piedade, disse que poderíamos tentar e que ficasse bem claro a ele que eu não era psicólogo ainda e que pela lei não podia fazer atendimento algum. Ele disse estar de acordo e aceitava.  Na verdade eu estava aflito e ele muito feliz. Eu estava com medo e ele muito satisfeito e seguro de tudo. Deus tinha um plano!

     Em 1996 começo do ano fui visitar a Igreja Renascer em Cristo. Era uma terça-feira a noite. Já era aproximadamente 22h e a pastora da igreja chamou todos a frente para receber uma unção com óleo. Para mim, aquilo era estranho e novo ao mesmo tempo, pois vinha de uma formação de igreja, Igreja Cristã Maranata, onde nada disso era ensinado. A verdade é que eu era praticamente o último da fila e aquela pastora quando olhou dentro dos meus olhos e colocando a mão com óleo sobre minha testa, disse: " Meu irmão, você sabia que tem a unção pastoral?"  Eu respondi - Sim! Sabia.  Era verdade. Eu sabia mesmo, pois ainda na Maranata Deus havia usado um pastor para me dizer que seria separado para o ministério. Eu me lembrava que de tempo em tempo, desde 1986, agora já estávamos em 1996, eu sempre sonhava que estava tratando pessoas e expulsando demônios. Mas a minha igreja da época não ensinava nada disso e eu aguardei tudo em silêncio.  Deus tinha um plano!
     Fui pra casa naquele dia bem pensativo. A noite sonhei que Deus falava comigo e dizia: "fique nesta igreja pelo tempo que eu determinar. Como prova de que Sou Eu quem fala contigo, você receberá em 7 dias um convite da pastora e deve aceitar."  Fiquei em paz. Na próxima terça-feira fui novamente a igreja e aquela pastora havia chegado mais cedo e quando me viu disse assim: "Eu quero que você fique responsável pelo trabalho de aconselhamento da igreja, por telefone, o S.O.S da Vida, como você é psicólogo não terá dificuldade alguma nisso. Também gostaria que fosse a São Paulo para um treinamento para que o S.O.S fosse no mesmo padrão."  Naquele dia cumpriu-se a palavra do Senhor dada a mim em sonho. A pastora pediu que eu a acompanhasse até sua sala. Lá chegando me presenteou com um livro chamado "Psicologia Cristiana" da autora Rita Cabezas, de San José, Costa Rica. Este seria o segundo livro que teria acesso falando sobre uma psicologia cristã. O primeiro foi "Más allá de la Psiquiatría" do Dr. Abraham Genis e Lic. Miguel Angel Brun.  Deus tinha um plano!

     Na semana seguinte fui a São Paulo como enviado da pastora Lenice Lemos. Ali fui recebido pela pastora Mírian S. Pinheiro. Ela estava trabalhando na revisão de um livro traduzido do espanhol, Desmascarado, de Rita Cabezas. Ela me orientou como psicólogo a ler este livro pois também era de uma psicóloga que estava trabalhando em consultório com uma psicologia ligada ao lado espiritual.  Deus tinha um plano!
    
     Não sei como vocês entendem, mas a bíblia está repleta de orientações de Deus a pessoas, via sonhos. Por exemplo: foi em sonhos que Deus apareceu a José dizendo-lhe que recebesse Maria como sua mulher pois o filho que esperava era gerado pelo Espírito Santo. A mim, Deus apareceu em sonho, logo depois destes ocorridos e, estendeu a sua mão e tocou-me nos braços e instantaneamente meus braços ficaram brancos como a lâmpada fluorescente. Disse-me que pela manhã ao acordar deveria tocar com minhas mãos tudo que tivesse naquela sala (quarto). Onde houvesse consagração ou demônios, iriam sair. Depois eu iria ler 3 livros e estaria pronto para começar o trabalho. Disse-me ainda que, não deveria temer por nada, pois, sempre que necessitasse, Ele viria a mim para explicar. 
     
     Por mais que o texto tenha ficado longo achei por bem mostrar a vocês como Deus trabalha no silêncio para cumprir seus propósitos.  Ele havia me dito em 1991 que eu não seria psicólogo. Como vim saber mais tarde o nome do tipo de trabalho que realizo não épsicólogo e sim Pneumatólogo. Logo, eu não sou e nunca fui Psicólogo. Apenas me formei no curso de Psicologia da Puc Campinas. Desde 1986 me orientava em sonhos num trabalho com libertação. Já em 1996 me ungiu com óleo e deu a ordenança descrita acima. Assim sendo, gostaria de incentivar a vocês, meus irmãos em Cristo, a confiar no Deus que Criou todas as coisas, pois Ele tem um plano em sua vida. Para alguns seja em curar, para outros seja em pastorear. Gostaria que tomassem como exemplo o caso descrito, por isso usei o termo propositadamente: Deus tinha um plano!  E seu plano foi conduzir tudo para que não fosse psicólogo e sim pneumatólogo. Para isto usou de sua sabedoria para me conduzir em caminhos que me levasse a ter tal entendimento. Aos poucos foi me colocando diante de pessoas e "novos ensinos" como os livros citados, para assim, me dar base "científica" do trabalho a ser realizado.
     O que Deus tem prometido a você? O que Deus tem dito a teu respeito? Que sinais Ele tem dado? Descanse no Senhor e Ele certamente conduzirá todas as coisas e dará o devido cumprimento de suas palavras, pois as escrituras dizem: "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." Isaías 55:11




1996, O ANO!

Este ano foi muito especial para mim. Agora eu já sabia o quanto Deus queria agir em minha vida apenas não sabia como se daria estas coisas. Sinceramente, não me preocupei, lembrei-me de quando o Anjo Gabriel apareceu a Maria e depois de dizer a ela o que aconteceria ela apenas perguntou: "Como se darão estas coisas?" a resposta foi: "Descerá sobre ti o Espírito Santo e o Poder do Altíssimo te cobrirá." Pensei que deveria agir da mesma forma porque Deus é quem faria e eu precisaria apenas crer e acreditar. 

As pessoas sofrem tanto por tentar crer naquilo que Deus falou mas tentar não é opção certa. Não há necessidade de forçar tentar. Quando se força a probabilidade de não ser do Espírito de Deus é altíssima porque o que é de Deus é revelado no seu espírito humano, no seu homem interior, como diz o apóstolo Paulo. Em um livro do Kenneth E. Hagin ele conta que foi até uma mulher já experiente com as "coisas de Deus" e comentou o que sentia. Ela apenas disse: "se você sente então não vem do Espírito porque as coisas do Espírito de Deus em seu espírito não é por sentimento, pois sentimento é da alma. Deve ser: Sei porque sei. Não sei porque sei. Apenas, sei que sei" para maiores detalhes, leia o livro de Kenneth E. Hagin "COMO SER DIRIGIDO PELO ESPÍRITO DE DEUS" -  "O HOMEM EM SUAS TRÊS DIMENSÕES" - Graça Editorial - já para uma comparação mais detalhada sobre Alma x Espírito, leia o livro de Watchman Nee - "O HOMEM ESPIRITUAL" - 3 volumes - Edições Parousia - 

Assim foi que aprendi a crer e acreditar. Comecei a ser treinado por Deus quando passei a agir assim. É verdade, você precisa ser treinado nas coisas do espírito. Da mesma forma que são treinados as pessoas que estudam numa universidade, aqueles que querem mais do Espírito de Deus em seu espírito humano, precisam ser treinadas também a reconhecer o que é o Espírito de Deus em seu espírito.

O TREINAMENTO

Como havia estudado psicologia o Senhor Deus me treinou a reconhecer que demônios atuam pela mente de uma pessoa sendo possível ficar endemoninhado sem que haja uma manifestação no corpo. Estamos acostumados ver pessoas com "o diabo no corpo" porque a voz muda e geralmente a pessoa fica inconsciente. Mas neste treinamento aprendi que a pessoa fica endemoninhada sem manifestação no corpo. Isto assusta as pessoas. Na verdade estes dois tipos de manifestações demoníacas assustam as pessoas. Imagina um crente ficando endemoninhado da forma que citei? Mas, afirmo a vocês, é possível uma manifestação pela mente e no corpo, em crentes! 


Gostaria de "traduzir" o que está no desenho acima: Isto foi em 6/08/98 - isto é um esboço para uma simples explicação de como um trauma fica armazenado no inconsciente de uma pessoa. Usamos conhecimentos da física - Elétrica - para esta explicação. Estávamos juntos eu, formado em psicologia e um colega, engenheiro elétrico. Expliquei a ele "a teoria" e ele criou este gráfico para explicar o que eu tinha dito. O corpo humano é baseado em eletricidade. Como o trauma fica armazenada em um região baixa, como um vale, para ele voltar ao topo (consciência) ele não tem força para isto. A física fala sobre o "diferencial de potência". É isto que pedimos ao Espírito Santo. Falamos assim: Espírito Santo, por favor, aplica um diferencial de potência no inconsciente desta pessoa, no lugar do trauma, para que o trauma armazenado pelo demônio seja conduzido a consciência em forma de imagens. Falamos imagens porque na hora de um grande choque ele queima e sobe uma fumaça! Isto sempre funciona! Já viram pelo menos em desenho quando um personagem recebe uma alta voltagem como descarga elétrica? Temos o exemplo do raio caindo sobre uma pessoa. Ou ainda, aqueles que sofrem acidentes numa torre elétrica tentando roubar fios. Todos ficam queimados!